Noticias pelos estados

Programa Pró-família já chegou a 122 municípios de Mato Grosso

O programa Pró-família, do Governo do Estado de Mato Grosso, executado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), já está beneficiando 14.437  mil famílias em situação de vulnerabilidade social em Mato Grosso. Lançado em junho de 2017, o programa se tornou um dos principais pilares do Governo Pedro Taques, alcançando 122 municípios até o momento.

O investimento do programa ultrapassa a marca de R$ 1,7 milhão mensais, montante que gira diretamente na economia local. Além das mais de 14 mil famílias beneficiadas, a rede de proteção do programa conta com 2.415 mil profissionais da rede de proteção, agentes comunitários de saúde e assistentes sociais.

O governador Pedro Taques defende que a transferência de renda não se constitui como objetivo principal do Programa Pró-Família. “O objetivo principal é a inclusão social das pessoas pobres e vulneráveis, que por muitas vezes sequer estão cadastradas no Cadastro Único dos Programas Sociais, portanto, estão alijadas da participação dos outros programas que são vinculados a esse cadastro. Estamos olhando para as pessoas invisíveis da nossa sociedade”, destaca.

Atualmente, os 122 municípios beneficiados pelo programa representam 87% do total das cidades de Mato Grosso. A última cidade a receber o programa Pró-família foi Sinop, onde 330 famílias foram beneficiadas. Em breve, os 141 municípios do Estado estarão contemplados, finalizando a meta de entrega de 25 mil cartões entregues até o final de 2018.

“As histórias familiares são acompanhadas em seu cotidiano. Este relato migra pela rede, por meio de agentes e assistentes, até retroalimentar o sistema. Ou seja, a renda é transferida, mas a família é acompanhada e seu histórico é registrado e mensurado, gerando um ciclo virtuoso”, explica a titular da Setas, Monica Camolezi.

O Pró-Família baseia-se em um modelo de gestão compartilhada, no qual se propõem a enfrentar aspectos multidimensionais da pobreza, garantindo, respectivamente, o acesso à renda, aos serviços sociais básicos e a ações de desenvolvimento das capacidades das famílias, para superação da condição de vulnerabilidade, através da articulação da Rede de Proteção, Vigilância, e de Direitos (RPVD) local, conforme preceitos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Buscando trazer melhores condições para as famílias, o programa tem se destacado ao apresentar o empoderamento da mulher chefe de família e avançando na luta pela igualdade de gêneros. Do total de famílias em estado de vulnerabilidade que estão sendo beneficiadas pelo Pró-família, 91% dessas são chefiadas por mulheres.

Pró-Família

O programa do Governo do Estado promove a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas, levando em conta a necessidade de cada família e as especificidades do território onde ela reside.

O Pró-Família realiza a transferência de renda mensal no valor de 100 reais às famílias beneficiadas para a compra exclusiva de alimentação. Em articulação com outras secretarias estaduais, poder público municipal e parceiros, o programa trabalha com o desenvolvimento social de família para superação da vulnerabilidades e redução das desigualdades.

da Ascom/Setas