Integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, promoveram ações em defesa dos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na 16ª Parada da Diversidade de Pernambuco. A Parada reuniu, no domingo (17/09), uma multidão na orla de Boa Viagem. No palco do Parque Dona Lindu, onde foi realizada a concentração, e depois em cima do Trio Elétrico do Governo Paulo Câmara, toda a equipe da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES), vinculada à SDSCJ e dirigida pelo secretário executivo Sérgio Moura, distribuiu material gráfico com o lema “Respeito Começa em Casa”, além de toda a programação do Setembro da Diversidade. O foco da campanha da SDSCJ foi o combate à LGBTfobia dentro de casa.
Este ano, um das atrações do Trio Elétrico do Governo do Estado foi Black Mamba, DJ travesti que alegrou a avenida com uma trilha musical bem animada, empolgando a multidão que seguia o trio. “Há nove anos acompanho a Parada da Diversidade, percebo a cada ano mais pessoas e o respeito vem aumentando”, destacou. “Sinto-me muito feliz em participar deste grande evento repleto de amor, pois só o amor transforma, ele é o caminho da mudança”, disse Black Mamba.
Em seu discurso, o secretário da SDSCJ, Roberto, Franca, afirmou: “Esta é uma luta de todos. Queremos um país cheio de cor, não queremos um país cinza e sem felicidade”. “Esta não é uma luta apenas de governo, mas uma luta de todos pelo respeito à diversidade”, acrescentou. Franca enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria no campo dos segmentos sociais, ressaltando o compromisso dos integrantes da SESES em defender os direitos sociais em todo o Estado.
Ao lado de Franca, a secretária Nacional de Direitos Humanos, Flavia Piovesan, afirmou: “Sempre que posso venho prestigiar a Parada da Diversidade de Pernambuco. Em poucas palavras, o que vejo aqui é: direitos fundamentais, justiça, visibilidade e respeito.” E acrescentou: Pernambuco realmente merece destaque por suas ações no campo da diversidade”.
O secretário executivo Sergio Moura salientou: “Pernambuco é hoje o estado que mais tem instrumentos para a politica LGBT”. Entusiasmado com as ações, Sérgio frisou: “As quatro letras (LGBT) são plenamente contempladas pela SDSCJ. Estamos sempre atentos e buscando escutar todos os segmentos”.
Presentes também o secretário executivo Humberto Cruz (Gestão), a chefe de gabinete de Franca, Paula Guedes, além de Márcia Ribeiro (Políticas sobre Drogas), que comandou trabalho de conscientização sobre Redução de Danos por uso de drogas, desenvolvido durante a Parada por uma equipe do Programa Atitude. As atividades da SDSCJ na Parada da Diversidade foram organizadas pela Coordenadoria LGBT, sob o comando de Marcone Menezes.
da Ascom/SDSCJ