Os técnicos da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) da Setas realizam um encontro de formação para os técnicos do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NUDECA) sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes.
A gerente da Proteção Social Especial da Setas, Ruth da Silva Sampaio, disse que o objetivo é capacitar e orientar quanto a implantação e os parâmetros de funcionamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes. “A Setas vem trazer informações técnicas e um passo a passo sobre a implantação e funcionamento do Serviço, todos os regulamentos e a documentação necessária”, destacou.
A capacitação foi uma solicitação dos técnicos do NUDECA. A defensora pública e coordenadora do Núcleo, Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz, disse que a Defensoria Pública faz parte da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e tem o intuito de contribuir para a implantação do Serviço e garantir um acolhimento familiar mais especializado.
A formação é realizada pelas técnicas da Setas, Alynne Ferreira Rocha e Cássia Teixeira de Almeida Queiroz.
Família Acolhedora
É um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O acolhimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O Serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança ou adolescente acolhido e sua família de origem.
Para garantir o êxito do programa existe um trabalho social essencial que envolve, dentre outras coisas, seleção, preparação, mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio, além da articulação interinstitucional com demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Fonte: https://www.to.gov.br/