Noticias pelos estados

SERGIPE – Camarote da Acessibilidade promove inclusão e conforto no Arraiá do Povo 2024

O Arraiádo Povo 2024, na Orla da Atalaia, é um evento que celebra a diversidade e a alegria, garantindo que todos possam aproveitar o melhor dos festejos juninos, com respeito e igualdade de oportunidades. Exemplo disto é o Camarote da Acessibilidade, espaço inclusivo, que permite que pessoas com deficiência (PcD) participem dos festejos juninos com mais conforto e segurança.

Este ano, o camarote foi posicionado ao lado e mais próximo do palco Rogério, proporcionando uma visão privilegiada de todas as atrações. Com capacidade para 80 pessoas, o ambiente oferece água, cadeiras para aqueles com dificuldade de locomoção e um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades (Conser).

No camarote, conselheiros e funcionários da Seasic estão disponíveis para tirar dúvidas e informar sobre os direitos das pessoas com deficiência. Para usufruir do Camarote da Acessibilidade é necessário apresentar um documento comprobatório de identificação, e cada pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida pode levar um acompanhante.

A secretária de estado da assistência social, inclusão e cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância da inclusão dentro dos festejos juninos. “Ter o Camarote da Acessibilidade aqui no Arraiá do Povo é muito importante. Ano passado tivemos, foi um sucesso de participação e este ano retornamos com mais conforto e proximidade do palco. É gratificante ver a alegria das pessoas por  terem espaços como este, para curtirem o São João com tranquilidade”, ressaltou a secretária.

Cleonice Marques foi só elogios para a iniciativa. Acompanhada do esposo José Manuel Marques, que é cadeirante, a pedagoga salientou o conforto e segurança proporcionados no espaço.  “O Camarote de Acessibilidade dá a oportunidade a pessoas com dificuldade de locomoção de participarem da festa sendo inseridas, e não num local isolado. O governo está de parabéns! Realmente o camarote veio para priorizar as pessoas, fazendo realmente a inclusão. É a primeira vez que viemos e voltaremos outras vezes, com certeza”, destacou.  

Fonte: https://assistenciasocial.se.gov.br/