Representando o Estado do Piauí e o Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), o secretário da Assistência Social e Cidadania do Piauí, Zé Santana, esteve em Brasília, na última terça-feira (31), em reunião com o relator-geral do Orçamento Geral da União de 2018, deputado Cacá Leão (PP/BA), e o representante da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único da Assistência Social (Suas), deputado Danilo Cabral. Também participou da reunião, a secretária estadual da Assistência Social de Tocantins, Patrícia do Amaral, que, na oportunidade, também representou o Fonseas.
O encontro, que ocorreu na sala de reuniões da presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), na Câmara dos Deputados, teve como objetivo discutir a recomposição do orçamento previsto para 2018 destinado ao Suas. A proposta orçamentária inicial do governo federal para o próximo ano previa o corte de 50% das verbas do orçamento previstas para investimento no Suas.
“O relator-geral do Orçamento afirmou que recebeu de volta a nova proposta de orçamento do governo, onde reivindicamos um aumento no valor do que foi o orçamento de 2017 para o Suas, enquanto que a previsão inicial era de uma queda substancial”, afirmou Zé Santana após a reunião ocorrida em Brasília.
Durantes as últimas semanas, em vários estados houve manifestações, diversas entidades emitiram notas e moções de repúdio contra o orçamento definido pelo governo para a política de assistência social. Diante desses fatos, um grupo de deputados formou uma Frente Parlamentar em Defesa do Suas. “Após a reunião que tivemos, ficou convencionado o atendimento do pleito que é de todos os Estados do Brasil em defesa do Suas e da permanência dos atendimentos prioritários aos mais carentes”, concluiu Zé Santana.
Da Ascom/Governo do Piaui