Noticias pelos estados

Seades apresenta metas e projetos em assembleia geral de gestores

As metas e projetos do Governo de Alagoas para a área da Assistência Social foram apresentados na última sexta-feira (10), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), durante a primeira assembleia geral do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).

O encontro serviu para a eleição dos cinco delegados titulares e dos cinco suplentes que vão representar o Estado no Encontro Regional e no Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais (Congemas), que acontecem em abril, na Paraíba, e em junho, na Bahia.

A assembleia contou com a presença da presidente do Fórum Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência social em Alagoas (FETSUAS-AL), Rita Vieira, e do secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, que destacou o engajamento dos gestores e passou informações sobre os programas e projetos da secretaria, como a retomada da distribuição de cestas nutricionais e a construção de mais seis restaurantes populares.

“Quero parabenizar os gestores pela mobilização, que demonstra o interesse em buscar soluções para cada município. Muitos estão chegando agora na gestão municipal e sabemos das dificuldades encontradas no poder público para buscar recursos”, lembrou Pereira.

“A Seades e o governador Renan Filho estão abertos para colaborar com esse trabalho. Na próxima reunião do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), vamos analisar a proposta para cofinanciamento de 100% dos Centros de Referência nos municípios. Em maio, esperamos iniciar a capacitação de quase três mil técnicos de Assistência Social em Alagoas, dentro do CapacitaSuas, e também estamos trabalhando para assinar as ordens de serviço de mais seis restaurante populares até o final do ano”, anunciou o secretário, que convidou os gestores para o lançamento do Programa Criança Feliz em Alagoas, com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, marcado para próximo dia 22.

A presidente do Coegemas e secretária de Assistência Social de Teotônio Vilela, Gizelda Lins, também defendeu a parceria entre Estado e municípios para a efetivação, em Alagoas, das políticas públicas previstas pelo Suas. “Ficamos muito satisfeitos com a presença do secretário Fernando Pereira em nossa assembleia geral, que reúne os secretários e principais gestores municipais. Isso demonstra o compromisso do Governo com a área e incentiva a atuação dos técnicos em seus municípios”, avaliou.

da Ascom/Seades