Sem categoria

SANTA CATARINA – Empossados os novos representantes do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de SC

Os novos integrantes do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin) tomaram posse na em uma solenidade virtual. São 28 conselheiros, entre titulares e suplentes, para o biênio 2025-2027 com representação das etnias Kaingang, Guarani e Xokleng; além das entidades governamentais e da sociedade civil.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participou da posse e ressaltou a importância do diálogo com a comunidade indígena e da valorização da diversidade do estado. “Nosso trabalho será sempre pautado pelo respeito à autonomia dos povos indígenas, garantia dos seus direitos e pela construção de políticas públicas que valorizem suas culturas”, afirmou.

Em Santa Catarina existem mais de 21 mil indígenas pertencentes às etnias Guarani, Kaingang e Xokleng. A secretária da SAS lembra ainda que “a nova composição do Conselho assume um papel fundamental: o de fortalecer os canais de diálogo entre o Estado e os povos indígenas, promovendo avanços em todas as áreas.

O Conselho Estadual dos Povos Indígenas foi criado em 16 de dezembro de 1999. Dentre as atribuições do Cepin estão a de assegurar o respeito às diferenças e à igualdade de direitos; auxiliar o Poder Executivo com pareceres, acompanhar, fiscalizar, elaborar e controlar o desenvolvimento de programas estaduais relacionados às questões indígenas; estimular e promover o estudo e o debate sobre as etnias indígenas para possibilitar a preservação da cultura; entre outros.

A função dos conselheiros é a de representar, propor, fiscalizar, debater e acompanhar as políticas públicas que promovam a proteção, valorização e promoção dos direitos dos povos indígenas do Estado de Santa Catarina.

Fonte: https://www.sas.sc.gov.br/