O governador de Rondônia, Marcos Rocha, considera que o acolhimento na gravidez é uma prática que visa à recepção da gestante e à construção de um vínculo de confiança entre ela e os profissionais da saúde e da assistência social, especialmente para aquelas que se encontram em situação vulnerável. “Esse acolhimento nos encontros promovidos pela Seas é fundamental para mostrar o cuidado desde o início da gravidez, com o incentivo ao pré-natal para uma gestação tranquila e o fortalecimento dos laços familiares. A entrega do kit é um momento à parte, que gera economia e faz com que a gestante se sinta mais preparada com a chegada do filho”, pontuou.
Para a secretária da Seas, Luana Rocha, além de obter das gestantes feedbacks sobre a importância de participar do Mamãe Cheguei, a fim de promover o aperfeiçoamento do programa e dos futuros projetos a serem desenvolvidos pela Seas, o Encontro é um momento de lazer, interação e socialização das informações, com esclarecimento de dúvidas que possam surgir com relação à gravidez, período puerperal (parto), assim como prepará-las para o aleitamento materno.
“Eventos como este são importantes para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, e para que as futuras mães possam compartilhar suas experiências e dúvidas, além de eliminar medos e ansiedades tão comuns durante a gestação”, explicou Luana Rocha.
Além do kit natalidade, que já foi entregue pela Seas a 19.142 grávidas ou mães recentes, desde 2021, o programa Mamãe Cheguei tem por objetivo fortalecer o vínculo entre a gestante e o bebê, incentivar a realização do pré-natal e reduzir a mortalidade materno-infantil. As gestantes participantes dos Encontros da Seas são cadastradas através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Fonte: https://rondonia.ro.gov.br/