Sem categoria

RIO GRANDE DO NORTE – Governo do RN participa do 1º Festival de Economia Solidária em Salvador

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte está presente no Brasil Nordeste – 1° Festival de Economia Popular e Solidária, por meio da secretária da SETHAS, Iris Oliveira.

O Festival, de 07 a 11 de maio no Centro de Convenções de Salvador, Bahia, lançou o Plano de Transformação Ecológico sobre economia popular e solidária no Nordeste, comunicação e mídias digitais neste segmento.

Iris Oliveira mediou hoje o Painel Parlamento e Economia Popular e Solidária com participação do deputado federal Fernando Mineiro, da Frente Parlamentar de Economia Solidária do Congresso Nacional.

De acordo com a secretária Iris Oliveira, o Festival promovido pelo governo do Estado da Bahia, governo federal e Consórcio Nordeste, reúne os nove estados do Nordeste.

O Festival reúne iniciativas dos nove estados da região Nordeste e é uma oportunidade estratégica e simbólica de relevante para esta política pública. É evento que se configura como um espaço de integração, troca de saberes, fortalecimento de redes e visibilidade das práticas econômicas baseadas na cooperação, autogestão e justiça social.

O Rio Grande do Norte, ressaltou Iris Oliveira, está presente com a política pública estadual de economia popular e solidária, que no governo Fátima Bezerra, cresceu e se fortaleceu.

Um dos fatores mais relevante da contribuição da atual gestão estadual, pontuou a secretária, foi inserir a economia solidária no contexto das compras governamentais.

“O Rio Grande do Norte é o estado que mais avançou no país no sentido de criação de uma sustentação legal e um marco normativo para inserir a economia solidária nas compras públicas”, destacou Iris Oliveira.

São vários os avanços proporcionados pela governadora Fátima Bezerra na economia solidária. Foi ela quem assinou as leis do PECES (Programa Estadual de Compras Governamentais da Economia Solidária no RN) o PECAFES (Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária) e a garantia a criação da rede de confecções de economia solidária.

Fonte: http://www.sethas.rn.gov.br/