Sem categoria

Programa na rádio inconfidência abre canal de comunicação com mulheres mineiras

Dentro da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, o Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais (CEM/MG) – órgão vinculado à Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) – agora conta com um espaço fixo na mídia: o programa “Minas pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, da Rádio Inconfidência AM (880 MHz), inserido no Conexão Inconfidência, do jornalista Reny Parzewiski.

A participação do CEM acontece às sextas-feiras, das 13h às 13h30, quando são abordadas questões de gênero, violência, saúde e inclusão social e produtiva da mulher mineira, bem como qualificação profissional e políticas públicas entre outros assuntos.

Na última sexta-feira (9), a professora Jovita Levy Ginja, presidente do CEM, falou sobre a capacitação de conselheiras dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (CMDM) e a importância da criação desses órgãos no interior do Estado. Ela lembrou, ainda, das ações da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A subsecretária de Estado de Direitos Humanos e ex-presidente do Conselho Estadual da Mulher, professora Carmen Rocha, abriu o primeiro programa na Rádio Inconfidência, no último dia 26, quando abordou o tema “Combate à violência contra a mulher: prevenir ainda é a melhor solução”. Ela destacou a importância do projeto “Maria da Penha vai às Escolas”, implantado em escolas mineiras; da eficácia da Lei Maria da Penha e lembrou da importância da denúncia de mulheres vítimas de agressão.

No último dia 2, Janice Aparecida de Souza, superintendente de Promoção de Direitos Humanos da Sedese, e a geógrafa Neusa Melo, que atua no Movimento Feminista e LGBT, abordaram o tema “Violência contra a Mulher Lésbica”.
Os ouvintes interessados em algum tema podem enviar e-mail para o endereço conselhomulher@social.mg.gov.br.

Fonte: Portal Sedese