O guia para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância foi apresentado pela representante da Rede Nacional da Primeira Infância, Simone Valadares. Estiveram na audiência no palácio de Karnak, o governador Wellington Dias, o secretário de Assistência Social e Cidadania, Zé Santana; o secretário de Saúde, Francisco Costa; além de representantes da OAB-PI, Conselho Tutelar e Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria –PI).
O secretário Zé Santana esteve pela primeira vez reunido com as entidades e ouviu atentamente as diretrizes do guia, bem como, sua viabilidade no Estado. “Estamos iniciando nosso trabalho na Sasc e temos interesse em todas as solicitações e novidades que tragam melhorias”, disse o secretário.
Simone Valadares explicou que o plano ajuda os gestores na elaboração das políticas públicas nos municípios. “Esse guia serve como referência para os planos estaduais e municipais pela primeira infância. Há de se considerar que o plano deve se adequar à realidade de cada local”, ressaltou.
No Piauí, 48 cidades além de Teresina, já possuem um plano escrito. O governador Wellington Dias ressaltou o interesse em maior aproximação com a Rede Nacional da Primeira Infância “Precisamos estimular que o Estado tenha participantes na Rede e dessa forma estreitaremos essa relação que só traz benefícios”, finalizou.
da Ascom/SASC