Noticias pelos estados

Piauí: Teresina sediará 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos  (Sasc), e o Conselho Estadual de Assistência Social do Piauí realizam, nos dias 4 e 5 de outubro, a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social-Piauí. O evento, que terá como tema “Reconstrução do Suas- O Suas que temos, o Suas que queremos, acontecerá no Diferencial Eventos, nos turnos manhã e tarde.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Stephanie Santos explica que a realização da conferencia será de muita importância para a discursão das políticas de assistência no estado. “Momento de suma importância, da participação e de controle social na avaliação da nossa política de assistência social em nível de estado, com a participação dos delegados eleitos pelas conferências municipais que irão auxiliar nesse momento de avaliação da política propondo diretrizes e propostas para os três entes, município, estado e união, no fortalecimento da nossa política nos caminhos que nós buscamos aí para o nosso Sistema Único de Assistência Social”, diz a presidente.

A conferencia contará com a participação da vice-presidente Simone Albuquerque, conselheira nacional de assistência social, que fará a palestra magna com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos” e de representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social. 

O evento terá início no dia 04 de outubro, pela manhã, com o credenciamento dos participantes e apresentação cultural. A mesa de abertura está marcada par as 8h30, seguida pela leitura e aprovação do regimento interno.

A programação do primeiro dia contará ainda com as palestras e Mesas de Debate com os temas “Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país”, com a Mauricéia Ligia, da Universidade Federal do Piauí, “Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas”, com Teresa Cristina (UFPI), “Como potencializar a participação social no SUAS?”,  com Rosilene Marques (UFPI), “Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS”, com Iracilda Braga (UFPI) e “A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS”, com Fernanda Soares (SASC/CEAS).

No segundo dia de conferência a programação tem início às 8h com uma apresentação cultural, na sequência terá a mesa de abertura “Comemoração aos 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)”.

Em seguida terão início os grupos de trabalho com para discussão dos 5 eixos: Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país; coordenado por Luciana Evangelista (SASC/CEAS PI),Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; coordenado por Sueiny Larissa (CEAS PI),Eixo 3 – Articulação entre os segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?, com  Dannylo Cavalcante (presidente do CRESS PI), Eixo 4 – Serviços, Programas E Projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; com Karla Viana e Eixo 5 – Benefício E Transferência De Renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS, com  Jovina Sévulo.

A programação segue com uma Plenária para apresentação das propostas aprovadas nos GT, uma Plenária de Escolha dos Delegadas por Segmento e Plenária Final.

Fonte: http://www.sasc.pi.gov.br/