Noticias pelos estados

Municípios paulistas recebem capacitação para implementar “Programa Criança Feliz”

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS), realizou dias 20 e 21 de junho de 2017, no município de Piracicaba, a primeira etapa de capacitação do “Programa Criança Feliz”. O Programa intensifica o acompanhamento para famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem bebês ou crianças de até 3 anos de idade, gestantes e crianças com até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social.

O evento, que aconteceu na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), teve a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro; profissionais da área social, saúde e educação de 57 municípios de quatro Diretorias Regionais de Assistência Social (DRADS) da região de Campinas, Piracicaba, Mogiana e Sorocaba.

Esses profissionais terão o papel fundamental de disseminar as ações do programa em seus municípios, por meio de capacitações contínuas de acordo com as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social.

“Sabemos do impacto cognitivo e social ao investirmos fortemente em ações nos primeiros dias de vida das crianças. O Governo de São Paulo dá prioridade à todas as iniciativas que fortalecem a rede de atendimento na primeira infância e soma esforços com o Ministério do Desenvolvimento Social nesta iniciativa tão urgente e necessária para quem mais precisa”, afirma Floriano.

Sobre o Programa:

O programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. No Estado de São Paulo, 220 municípios participarão do projeto, com estimativa de atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

Um dos critérios para a participação dos municípios é dispor de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); ter estrutura física adequada e a realização de atividades em andamento, e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Saiba quais são os municípios das Diretorias Regionais de Assistência Social (DRADS): clique aqui

da Ascom/Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social