Sem categoria

Ministra Tereza Campello propõe parceria com prefeitos para superar pobreza extrema

 

Brasil sem Miséria tentará aproximar três grandes mapas: da insuficiência de renda, da carência de serviços públicos e de oportunidades de trabalho. O Plano pretende retirar da extrema pobreza 16,2 milhões de brasileiros que vivem com renda familiar mensal de até R$ 70 por pessoa

Durante a Marcha dos Prefeitos, nesta quarta-feira (11), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, pediu esforço dos prefeitos na localização dos brasileiros que vivem na situação de extrema pobreza. “É importante a parceria dos prefeitos para que os programas sociais cheguem a todas as famílias que devem ser atendidas”, ressaltou.

A ministra apresentou os dados da população que será atendida pelo Plano Brasil sem Miséria, que pretende retirar da extrema pobreza 16,2 milhões de brasileiros que vivem com renda familiar mensal de até R$ 70 por pessoa. Ela explicou que o plano tentará aproximar três grandes mapas: “da insuficiência de renda, da carência de serviços públicos e de oportunidades de trabalho”. Para isso, diz que “há a necessidade de esforços dos governos e da sociedade”.

Cadastro – Tereza Campello ressaltou ainda a importância da atualização pelos municípios do Cadastro Único dos Programas Sociais e pediu que os gestores utilizem a nova versão deste sistema, que já está sendo operada por 2.345 municípios. “O cadastro passará a ser a ferramenta do Governo Federal para planejamento e integração de políticas públicas e para construir indicadores de avaliação”.

O incentivo à formação de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis também mereceu destaque por parte da ministra, ao falar diretamente com os prefeitos. Ela sugeriu que os municípios desenvolvam ações de processamento e comercialização de resíduos sólidos. “Os catadores serão públicos priorizados no Plano Brasil sem Miséria. Para isso, peço para que os prefeitos identifiquem esse público e os inclua no Cadastro Único”.

Os ministros Luiz Sérgio, das Relações Institucionais, e Alexandre Padilha, da Saúde, também participaram da mesa de debates. Padilha falou que sua pasta vai dobrar o recurso para o Programa Saúde da Família. “À medida que cada prefeitura cumprir os indicadores determinados, receberá o recurso dobrado. A adesão das prefeituras estará disponível a partir de junho”.

Publicação – Durante a Marcha dos Prefeitos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) distribuiu o Guia de Políticas Sociais atualizado. Na publicação, os gestores municipais encontram todas as informações sobre os programas de transferência de renda, assistência social e segurança alimentar e nutricional.

Fonte: ASCOM / MDS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *