A erradicação da miséria, uma das prioridades do governo Dilma Rousseff, será debatida nesta terça-feira (1º), em São Paulo, como parte do calendário de seminários do Brasilianas.org, da Agência Dinheiro Vivo, com a presença da ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A pauta do seminário prevê a discussão de temas como a migração e o potencial de crescimento das classes sociais; o perfil dos novos consumidores; e as regiões de maior expansão, entre outros. Além da ministra, participam também o reitor da UFMG, Clélio Campolina; o economista Eduardo Fagnani, da Unicamp; o diretor do Data Popular, Renato Meirelles; e o consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Flávio Comim.
A inserção das classes C, D e E na economia nos últimos anos, um dos grandes feitos do governo Lula, criou uma nova classe média no País. Conforme dados do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV), entre 2001 e 2009, a renda per capita dos 10% mais ricos aumentou em 1,49% ao ano, enquanto a renda dos mais pobres cresceu a uma taxa anual de 6,79%.
Somente entre 2008 e 2009, a pobreza caiu de 16,02% para 15,32%. Os números mostram também que, no auge crise financeira de 2009, a classe C cresceu mais em termos proporcionais do que as demais, chegando em 2009 a 94,9 milhões de brasileiros – cerca de 50% da população. Diante desse cenário, a nova classe tornou-se alvo de empresas e de partidos políticos, que veem nela o novo eleitorado.
Com a emergência do novo consumidor, a questão agora é fazê-lo inserir-se na sociedade como cidadão e agente social. O Bolsa Família tem sido o principal fator desse processo, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais, registrando queda da pobreza extrema – de 12% em 2003 para 4,8% em 2008.
SERVIÇO
Data: terça (1º)
Horário: a partir das 9h15
Local: Auditório Assis Chateaubriand – Av. Paulista, 2.200 – Cerqueira César, São Paulo
Informações e inscrições: (11) 3667-2818, ramal 24.
Programação completa: http://www.advivo.com.br/seminarios
Fonte: ASCOM / MDS