O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), promoveu o 1º Seminário Estadual pela Primeira Infância em Minas Gerais.
O evento reuniu autoridades do governo estadual e representantes do Legislativo, Judiciário e sociedade civil para discutir as políticas de primeira infância em Minas Gerais, além de apresentar as ações desenvolvidas até então.
Na solenidade de abertura, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, evidenciou o trabalho que toda a secretaria se desempenhou a fazer perante o tema.
“Há cerca de um ano, estamos trabalhando para colocar a política da primeira infância como destaque em MG: fizemos um diagnóstico para o plano, mas faltava estar institucionalizada com as diretrizes da política. Pensar e agir, hoje, com políticas da primeira infância, não é o futuro. É a transformação do futuro. Hoje é um dia muito feliz para a equipe da Sedese”, disse.
O segundo dia do evento é dedicado a apresentação de quatro painéis, divididos nos seguintes temas:
1) marco legal pela primeira infância;
2) experiências municipais na formação de políticas;
3) caminhos para o fortalecimento do marco legal; e
4) novos olhares para a primeira infância.
A diretora Estadual de Políticas para Crianças e Adolescentes, Eliane Quaresma, considera o Seminário um marco histórico para Minas Gerais. “Estamos pautando e jogando luz na importância do investimento na atenção e proteção integral das nossas crianças de 0 a 6 anos. A partir desse investimento no crescimento durante a primeira infância, garantimos adultos com desenvolvimento saudável”, disse.
Fonte: https://social.mg.gov.br/