Notí­cias gerais

MDSA apresenta balanço da implantação do Criança Feliz no CNAS

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário divulgou na quarta-feira (8) ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) um balanço das ações de implementação do Programa Criança Feliz. Foram apresentados o número de estados e municípios que aderiram ao programa e ainda os resultados da primeira oficina de capacitação para os multiplicadores estaduais.

Na primeira capacitação, foram treinados 84 profissionais. Esses multiplicadores, escolhidos pelos estados, serão responsáveis por acompanhar a execução do programa e formar os técnicos que farão as visitas às famílias para mostrar aos pais a melhor forma de estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial das crianças.

Durante a reunião no CNAS, a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDSA, Renata Ferreira, explicou ainda como serão realizadas as atividades previstas para o programa nos próximos três meses dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “O Criança Feliz diz respeito à parte da política de assistência social na atenção às crianças na primeira infância. Trouxemos o processo de aceite de municípios e estados e um panorama da implantação e perspectivas para o próximo trimestre”, explicou.

Após as primeiras capacitações dos multiplicadores nos estados, o Criança Feliz deve ampliar o foco aos municípios. “O programa tem uma estrutura sólida, com etapas a serem seguidas para sua implantação. O CNAS é um espaço referenciado de diálogo e construção para compartilhar informações e sanar dúvidas”, destacou a diretora.

O presidente do CNAS, Fábio Bruni, avaliou como positivo o primeiro ciclo de implementação do Criança Feliz. “Neste momento de implantação do programa, surgem muitas dúvidas nos conselhos estaduais e municipais sobre as ações desenvolvidas para a primeira infância no Suas. Todos os esclarecimentos precisam estar nivelados no CNAS para avaliação, por isso este encontro foi bastante positivo”, concluiu.

A pedido do CNAS, o MDSA apresentará a cada três meses um balanço das ações e resultados do Criança Feliz.

da ASCOM/MDSA