Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) unificou o pagamento do Bolsa Família do mês de fevereiro para municípios paranaenses que estão em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido por conta de tempestades, estiagem e questões sanitárias.
Mais de 24,9 mil famílias de 12 cidades (confira a lista completa ao fim da matéria) podem movimentar os valores, sem seguir o escalonamento previsto conforme o Número de Identificação Social (NIS). O investimento do Governo Federal para essas famílias é de mais de R$ 17 milhões.
Para municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública, o MDS adota medidas especiais para garantir que as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família possam sacar o recurso.
As ações iniciais são válidas por dois meses e incluem a liberação dos valores, logo no primeiro dia do calendário do pagamento, para todas as famílias beneficiárias do município afetado.
Outra medida é a autorização de saque sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
Fonte: https://www.gov.br