Divulgar e discutir políticas e programas também é papel do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Na manhã desta terça-feira (12), foi lançado em Brasília o Caderno de Estudos – Desenvolvimento Social em Debate nº 28. A publicação é voltada para acadêmicos e gestores, e apresenta uma série de artigos com o objetivo de difundir conhecimento e promover a reflexão sobre temas relacionados à área social.
Na abertura do evento, realizado na sede da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Vinícius Botelho, destacou a importância da divulgação de resultados para subsidiar discussões acerca das políticas e programas sociais desenvolvidos pelo órgão. “Isso é parte do aprimoramento da gestão, tanto para o MDS quanto para governos estaduais e municipais”, afirmou ele.
O tema desta edição trata sobre como fazer a avaliação de impacto de programas sociais. “Basicamente nós mostramos que é muito importante se avaliar a política pública porque são inúmeros os casos em que ela é desenhada com certo propósito e depois acaba apresentando um resultado diferente. Então, o trabalho de avaliação é muito importante e deve ser feito de forma intersetorial”, ressaltou.
Para acessar a publicação, que passa a ter periodicidade trimestral, basta clicar aqui.
Os outros artigos já publicados tratam das medidas para direcionar o mercado de microcrédito no Brasil para as famílias de baixa renda; das experiências brasileiras e internacionais de programas sociais de primeira infância; e de entrevista com a secretária executiva do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais sobre fazer políticas ‘com’ e não ‘para’ estas populações.
Para mais informações e outras edições do Caderno de Estudos, acesse https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/portal/index.php?grupo=53 .
da Ascom/MDS