Notí­cias gerais

Manifestação protesta contra cortes do SUAS

Cerca de 50 pessoas entre profissionais que trabalham nas Secretarias de Assistência Social de Guaramirim, Corupá e cidades vizinhas, além de pessoas atendidas por estas Secretarias, participaram na manhã de terça-feira (17) da caminhada em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e contra os cortes orçamentários do governo federal para 2018. O manifesto foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Guaramirim e realizado na Rua 28 de Agosto.

A discussão sobre o assunto iniciou em julho, quando o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aprovou a Proposta Orçamentária da Assistência Social no valor de R$ 59 bilhões para 2018. No entanto, o Ministério do Planejamento – sem consultar as instâncias de gestão do SUAS – estabeleceu o limite de R$ 900 milhões para toda a rede de serviços e programas na área.

Se de fato confirmado os cortes, milhões de pessoas que necessitam do Estado serão prejudicados, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família e outros. Um novo protesto deve ser organizado em Jaraguá do Sul para que mais pessoas saibam dessa situação e as consequências da penalização pelos cortes drásticos do Governo Federal

Fonte: jdv.com.br