Notí­cias gerais

Livro traz orientações para serviço de medidas socioeducativas

Para orientar os gestores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no atendimento do serviço socioeducativo em casos de liberdade assistida ou prestação de serviços comunitários, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) lançou, durante a 153ª  reunião da Comissão Intergestores Tripartite – CIT, o Caderno de Orientações Técnicas: Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Esta é a primeira publicação que o MDSA divulga com orientações técnicas para esse serviço. Representantes do Fonseas que estiveram na reunião receberam um volume da edição.

 

img-20161207-wa0033O livro oferece um roteiro para realizar os atendimentos e o Plano Individual de Atendimento (PIA) dos jovens. O documento é resultado de parceria institucional entre o MDSA, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da
Educação, Ministério da Saúde e Secretaria de Direitos Humanos. “O Caderno promove a articulação e dá um ótimo exemplo de que não dá mais para as políticas ocorrerem de forma setorial, e sim articulada integradamente”, explica a secretária nacional de Assistência Social do MDSA, Carminha Brant.

O caderno foi elaborado com participação de instituições públicas e instâncias da sociedade civil, com destaque para: Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça – SEDH/MJ; Ministério da Educação-MEC; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR; Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social – FONSEAS; Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS; Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS; Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA; Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FONACRIAD; Fórum Nacional da Justiça Juvenil – FONAJUV; Comissão Intersetorial de Acompanhamento do SINASE.

 A publicação, resultado de parceria institucional com a Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça e Cidadania – MIJC, inclui como anexos importantes normativos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, do Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação e img-20161207-wa0037do Ministério da Saúde, que estabelecem em seus dispositivos a premência das ações articuladas intersetorialmente com vistas à oferta de serviços e ações que possibilitem aos adolescentes em atendimento socioeducativo atenção à saúde e oportunidades de integração social.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial do MDSA, Mariana de Sousa Neris, o caderno ajuda a qualificar a oferta do serviço realizado pelos Centros Especializado de Assistência Social (Creas). “Prestar serviços à comunidade ou estar em liberdade assistida pode causar mais vulnerabilidade à família. Então, é importante que haja um suporte das equipes da assistência social para o acompanhamento do jovem e toda a família”, destacou.

img-20161207-wa0036-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O juiz aplica a medida em meio aberto e o jovem não sai da escola, não sai da comunidade e fica com sua família. A medida em meio aberto é ideal para o jovem que cometeu o ato infracional”, afirmou a gerente da Proteção Social Especial de Sergipe, Katia Cristina Ferreira dos Santos. 

 

* Com agência de comunicação do MDSA