A Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) apresentou, nesta terça-feira (19), o Plano Estadual de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (PEC/RR) para representantes das instituições de ensino superior que atuam em Roraima. O encontro serviu para incentivar as instituições de ensino a fazerem o credenciamento junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para composição da Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social, o CAPACITASUAS.
O prazo para o credenciamento junto ao Ministério termina no dia 3 de julho. As instituições que fizerem o cadastro poderão executar os cursos de diversos níveis e modalidades com foco na qualificação e formação continuada dos profissionais que atuam na rede de assistência social em Roraima.
Qualificação – Para o Estado, a meta inicial é de 250 vagas para cursos de formação básica e nivelamento a serem executados a partir do próximo semestre. O Plano Estadual prevê que até 2014, sejam qualificados mais de 1.500 profissionais em todos os 15 municípios de Roraima com a oferta de cursos básicos, especializações e mestrados.
“Além de melhorar os conhecimentos técnicos dos profissionais que atuam na rede estadual de assistência social, as qualificações são importantes para sensibilizá-los sobre a função que desempenham junto à comunidade. O investimento que fazemos em nossos técnicos é garantia de mais qualidade no atendimento prestado ao cidadão”, destacou a titular da Setrabes, Fernanda Aguiar.
A prioridade inicial em Roraima é a oferta de cursos de qualificação para cuidadores de idosos, cuidadores de crianças e adolescentes e o curso de libras. A chamada pública e o termo de adesão para as instituições de ensino superior no CAPACITASUAS estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/simulacao/capacitaSUAS/dirinfo_sagi.php.
Fonte:
ASCOM/SEPHD/SETRABES