O processo de efetivação da Lei do Sistema Único da Assistência Social, aprovada pela presidenta Dilma Rousseff em janeiro deste ano, é o tema principal do Curso de Capacitação Continuada para Trabalhadores do SUAS, iniciado na última quarta-feira (1º), no Centro de Convivência Magdalena Daou, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Promovido pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), o treinamento encerra nesta sexta-feira (3).
A secretária titular da Seas, Regina Fernandes, explica que o evento faz parte da programação do trabalho de implantação do SUAS no Amazonas e é destinado aos colaboradores do projeto Ame a Vida. O programa é coordenado pela Seas, oferece atendimentos socioassistenciais e promove ações preventivas de combate a violência nos 19 Distritos Integrados de Polícia (DPIs) em Manaus.
Treinamento – Essa é a quarta capacitação realizada este ano pelo governo do Amazonas. Nesta edição, assistentes sociais, psicólogos e estagiários do projeto estão recebendo orientações sobre a efetivação de políticas públicas direcionadas a criança, adolescentes, mulher e idoso. Estamos elaborando a realização de novas capacitações para outros programas coordenados pelos departamentos de Proteção Social Especial (DPSE) e Básica (DPSB) da Seas”, disse a secretária.
O primeiro dia do evento reuniu cerca de cem participantes. A assistente social, especialista em gestão e planejamento de políticas públicas, Thalita Renata Neves, apresentou o Marco Legal da Política Pública de Assistência Social. “São em momentos como este que podemos revisar os conceitos, nos atualizar sobre as legislações, e ainda, trocar experiências, para dessa forma, oferecer um serviço de boa qualidade à população”, explica.
Nesta quinta-feira, 3, as técnicas de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Selaide Camargo e Maria de Fátima encerram o treinamento mostrando a importância da consolidação dos direitos por meio da qualificação do SUAS, a otimização dos serviços socioassistenciais e o trabalho com as famílias na ótica do Direito Constitucional.
A programação inclui, também, apresentação organizacional da Seas, exposições sobre a Operacionalização da Assistência Social, oferta de serviços, projetos e benefícios no âmbito da assistência social e sobre concepção do Controle Social.
Ascom Seas