Os multiplicadores do programa Criança Feliz que participam da capacitação realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, receberam nesta terça-feira (21) a visita do governador Renan Filho. O grupo recebeu o incentivo do governador, que lembrou sua experiência em projetos voltados para a primeira infância.
“O Criança Feliz é uma política muito importante para gente. Antes de ser governador, eu fiz um curso na Universidade de Harvard com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário Osmar Terra e a primeira-dama Renata Calheiros está muito próxima desses trabalhos do Criança Feliz. Eu acredito que promover o desenvolvimento da primeira infância é fundamental para que o país possa avançar mais rápido”, disse o governador Renan Filho.
A capacitação dos multiplicadores do Criança Feliz começou no dia 13 de fevereiro e segue até a próxima quinta-feira (23). As capacitações acontecem em todas as regiões do país e Alagoas está sediando a preparação dos multiplicadores que vão atuar no próprio Estado, em Pernambuco, Sergipe, Paraíba e no Maranhão.
As aulas teóricas estão sendo aplicadas pelo Instituto Alfa e Beto, ligado ao UNICEF, parceiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) no programa Criança Feliz. De acordo com o coordenador do instituto, Fábio Silva, os multiplicadores estão recebendo treinamento que vai desde a orientação às famílias das crianças atendidas até a estratégia das visitas domiciliares previstas pelo programa.
“Esses dias de formação estão sendo bastante produtivos. Encontramos uma equipe bastante envolvida. O curso ‘Cuidados para o Desenvolvimento da Criança’, elaborado pelo UNICEF, traz pontos importantes que estão sendo abordados. Durante o processo, os multiplicadores estão sendo preparados para identificar a relação entre a criança e a família, observar a maneira como os cuidadores devem brincar com essas crianças, como passar orientação à família sobre como produzir atividades considerando as faixas etárias das crianças e sobre como deve ser essa relação dos cuidadores com esses pequenos”, explicou Fábio Silva.
O Criança Feliz tem como metas principais o fortalecimento das famílias nas funções de cuidado, proteção e educação das crianças; o desenvolvimento de estratégias intersetoriais visando integrar, ampliar e fortalecer as diversas políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias; a promoção de ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância e apoio às famílias adotando, entre outras estratégias, as visitas domiciliares.
Em Alagoas, 86 municípios foram considerados aptos a receber as ações programa. Desses, 84 fizeram a adesão, o que representa uma aceitação de 97%, uma das maiores registradas pelo MDSA em todo o país. De acordo com o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, a previsão é de que o Governo Federal implemente as ações do Criança Feliz já em março.
“A convergência dessas ações vai fortalecer a rede de proteção social para a criança entre 0 e 6 anos, reforçar os vínculos afetivos entre as famílias assistidas e garantir a atenção necessária para que essas crianças se tornem cidadãos produtivos e contribuam para o desenvolvimento de Alagoas”, disse o secretário.