Sem categoria

GOIÁS – Goiás Social promove ação de conscientização e combate à violência contra mulheres no Ceasa

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e do Goiás Social, promoveu, uma ação de conscientização sobre a violência contra as mulheres nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). A iniciativa faz parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8/3).

Durante a mobilização, foram distribuídos panfletos com informações sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, além de orientações sobre o programa Goiás Por Elas e a campanha “Me Respeita, Uai”. O Ônibus Lilás, unidade móvel da Seds especializada no acolhimento de mulheres em situação de violência, esteve presente ao longo do dia, oferecendo suporte e orientações com uma equipe multiprofissional.

O presidente do Ceasa, Manoel Castro, ressaltou a importância da ação e destacou o compromisso do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado na implementação de políticas públicas voltadas à segurança das mulheres. “Essa parceria entre Ceasa e Seds é essencial para levar informação, educar os homens e oferecer suporte às mulheres,”, afirmou.

A superintendente da Mulher, Evelin Rodrigues, enfatizou que a Seds atendeu prontamente à solicitação do Ceasa para promover a ação, que teve como foco principal a conscientização e a prevenção. “A iniciativa envolveu os feirantes e, especialmente, o público feminino, garantindo a disseminação de informações sobre tipos de violência e canais de denúncia”, destacou.

O Ônibus Lilás contou com uma equipe de psicólogos e advogados, que prestaram atendimento individualizado, orientando e encaminhando as mulheres conforme suas necessidades. “Quem estivesse enfrentando qualquer situação de violência pôde buscar informações e receber o devido encaminhamento. Também apresentamos os programas do Goiás Social voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade, durante uma entrevista para a Rádio Ceasa, entre outras informações a respeito da temática da ação, explicou Evelin Rodrigues.

Para a feirante Camila Soares, a iniciativa faz a diferença na vida das mulheres ao oferecer informação e apoio. “Esse trabalho nos ajuda a conhecer nossos direitos e a saber como denunciar, caso precisemos”, afirmou.

Fonte: https://goias.gov.br/