A renovação da diretoria executiva do Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) será definida nesta terça-feira (20), em reunião do colegiado programada para às 9 horas, na sala do Conselho Nacional da Assistência Social, anexo A do bloco F, na Esplanada dos Ministérios, de te em Brasília.
Serão eleitos para a gestão 2018/2019, os novos presidente, secretário e tesoureiro, além dos vice-presidentes regionais do Fonseas. Haverá ainda a escolha dos representantes do Fórum no Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS) e na Comissão Intergestora Tripartite. Os eleitos serão empossados imediatamente.
Depois de dois anos consecutivos na presidência do Fonseas, o cearense Josbertini Clementino, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, deixa o comando do Fórum satisfeito com as conquistas obtidas e as bandeiras de luta levantadas.
“A defesa do Suas foi e continua sendo uma bandeira constante. É a base de todo sistema de atendimento para as pessoas mais carentes e tem que ser preservado” afirmou Josbertini que acredita na aprovação da PEC do SUAS como a grande saída para a autonomia da Assistência Social.
Além da sucessão, os secretários e técnicos realizam ainda a análise e nivelamento das posições do Fonseas sobre os temas de pauta da reunião da CIT e discutem, com o CNAS, a Resolução 15/2017 que altera o programa CapacitaSuas.
Da Ascom/Fonseas