Mais de 6 mil artesões de todas as regiões do Estado estarão representados, por meio de suas associações ou cooperativas na Feira de Artesanato “O RN pelas mãos do seu povo”, que acontece no período de 29 de agosto a 02 de setembro dentro da programação do festival Agosto da Alegria.
A feira do artesanato potiguar marca a participação da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e da Assistência Social-SETHAS no evento multicultural. A estrutura foi erguida na Praça André de Albuquerque, no centro da cidade.
No local, foram montados 98 estandes, dispostos pela praça numa réplica de cidadela, que abrigarão o melhor do artesanato potiguar em suas mais diversas tipologias: renda, esculturas em madeira e pedra sabão, cerâmica, bordados, sisal e palha, entre outros.
“Estamos mais uma vez nos integrando a este evento, que se constitui numa grande vitrine para a cultura popular, para divulgar o nosso artesanato, o artesanato potiguar, que é uma fonte de geração de renda para muitas famílias no nosso Estado”, disse o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas.
A feira terá a participação de artesãos de dois outros estados brasileiros: Espírito Santo e Maranhão.
Programa – No Rio Grande do Norte, atualmente, cerca de 10 mil artesãos estão cadastrados no Programa Estadual do Artesanato-PROART, executado pela SETHAS no âmbito do Estado.
O evento Agosto da Alegria é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN, com a participação de várias secretárias de Estado e instituições como Sebrae, UnP, UFRN, Federação do Comércio, SESC, UERN , Conselho Estadual de Cultura, Funarte, Fundação Capitania das Artes, entre outras.
Ascom Sethas