Em reunião realizada na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) estabeleceram a comissão que irá elaborar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas.
No encontro conduzido pela presidenta da Caisan, secretária Kátia Born (Seades), ficou definido que a comissão será composta pela Seades e pelas secretarias de Estado da Saúde; da Educação; da Agricultura, do Gabinete Civil, além da Emater e com a colaboração do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/AL).
Também foram debatidos diversos temas como a importação de alimentos no estado, contratação de empresa para elaboração do Plano SAN, adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e implantação do Consea nos municípios. Essas ações irão colaborar de forma efetiva no combate às desigualdades sociais, com o objetivo de promover a segurança alimentar necessária para a população que vive em situação de pobreza e extrema pobreza.
“A Caisan está disponibilizando todos os instrumentos necessários para auxiliar os municípios na criação dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional. Essa etapa é imprescindível para a elaboração de um plano estadual eficaz, para que possamos mapear as necessidades e particularidades de cada cidade. Além de possibilitar que recursos dos governos federal e estadual cheguem à população que mais precisa”, disse Kátia Born.
Participaram da reunião representantes da Seades, Seduc, Semudh, Seagri, Gabinete Civil e Emater.
Fonte: https://assistenciasocial.al.gov.br/