A Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc) realizou,no dia 14 de julho de 2010, a 1ª Amostra do Programa Bolsa Família, premiando as 10 melhores práticas na gestão deste programa social no Piauí. O objetivo da secretaria foi identificar e divulgar ações complementares para beneficiários, sobretudo na área da qualificação profissional, geração de renda e desenvolvimento social.
Foram premiados os municípios de Piripiri, José de Freitas, Juazeiro, Corrente, Ipiranga do Piauí, Lagoa do São Francisco, Barras, Lagoa do Sítio, Ribeiro Gonçalves, e Parnaíba. Todas as cidades são exemplos na gestão, fiscalização, controle social, articulação de programas complementares, além do acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família.
A solenidade contou com a participação de vários prefeitos, representados na mesa de honra por Agamenon Franco, chefe do executivo em Ribeiro Gonçalves. Franco lembrou da importância do trabalho visando a inclusão social da população beneficiada, citando o exemplo de uma horta comunitária instalada no bairro mais carente do seu município. “As famílias não vivem mais exclusivamente do Bolsa”, disse.
Para a secretária da assistência social e cidadania, Gilvana Gayoso, a iniciativa é um exemplo para o país. “Hoje o Bolsa Família, que é o maior programa social de transferência de renda do mundo, é internacionalmente elogiado. O trabalho do Ministério do Desenvolvimento Social é reconhecido no mundo inteiro”, pontuou. Gilvana classificou como “caminho sem volta” os avanços na inclusão social promovidos pelo programa.
A 1ª Amostra do Programa Bolsa Família foi idealizada e executada através da Unidade de Gestão do Sistema Único da Assistência Social, em parceria com a Faculdade Camilo Filho. A premiação, ocorrida no auditório da Sasc, também teve a participação do gerente regional do Banco do Nordeste, Paulo Regis, e da coordenadora do Fome Zero no Piauí, Rosângela Sousa.
Texto/Foto: Gilvana Nobre Rodrigues Gayoso Freitas ASCOM SASC