Cerca de 500 jovens de diversos municípios sergipanos receberam na última semana o seu diploma de conclusão dos cursos de capacitação executados pelo Senac e Senai por meio do programa Novos Rumos, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Aracaju, e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), do Governo Federal. A entrega ocorreu no auditório do Centro de Convenções de Sergipe, na capital.
Oriundos dos municípios de Aracaju, Estância e Nossa Senhora do Socorro, os alunos foram certificados nas áreas de gestão eletrônica (modalidade automotiva), tecnologia da informação, hospitalidade e lazer, infraestrutura, gestão e negócios, produção cultural e design, metal mecânica (pelo Pronatec), informática avançada e doces e salgados (pelo Novos Rumos).
A aluna do curso de Manutenção em Motores Diesel ofertado pelo Pronatec, Josielma Bomfim, destacou a importância de ter essa oportunidade. “Como a única mulher neste curso, tive de superar dificuldades e me esforçar para conseguir chegar aqui e receber esse diploma. Tenho certeza que isto será importante para minha vida”.
Para o vice-governador do Estado, Jackson Barreto, “o Brasil só conseguirá ser realmente um país sem pobreza e com desenvolvimento qualificando o seu povo”, destacou ele, ao representar o governador Marcelo Déda.
Ilustrando com o seu próprio exemplo a importância do ato, Jackson lembrou os seus primeiros empregos e da sua atuação como carteiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, como exemplo da importância da capacitação.
“Aos 15 anos, comecei a atuar nos Correios entregando telegramas de bicicleta em Aracaju. A partir dos cursos e capacitações que me foram proporcionados pela empresa onde atuava, consegui galgar novas funções”, declarou o vice-governador.
Qualidade e mercado – Já a primeira dama e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, evidenciou a importância de serem ofertados cursos de qualidade para os jovens, sobretudo os oriundos de famílias carentes. “Estamos trabalhando com parceiros de credibilidade, o que dá segurança para cada aluno poder exercer com conhecimento as respectivas funções”, enfatizou.
Ainda segundo a secretária, a Secretaria da Inclusão Social de Sergipe também está se empenhando em mostrar aos empresários que a capacitação destes jovens é sólida. “Estamos buscando trazer o empresariado para conhecer de perto essa iniciativa para ampliar a possibilidade de inserção dos alunos no mercado de trabalho”, informou.
Esforço em parceria – O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, destacou a sua alegria em poder contribuir para a execução de uma ação de tamanha importância para o futuro de muitos jovens aracajuanos e de outros municípios sergipanos. “Esses diplomas abrirão portas para a nossa juventude buscar sua inserção qualificada no mercado de trabalho”, declarou.
Ascom Seides
Fotos: Marcos Rodrigues/ASN