Sem categoria

RIO DO GRANDE DO SUL- Pesquisa Ciptea chega em mais de 30 mil pessoas com autismo no RS

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), divulgou os resultados da Pesquisa Características da População com Autismo no Rio Grande do Sul. O estudo oferece informações importantes sobre a comunidade autista gaúcha.

A análise dos dados, obtidos através das solicitações da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), entre junho de 2021 e janeiro de 2025, revelou que foram registradas 36.430* solicitações de CIPTEA, das quais 33.169 foram aceitas, abrangendo 485 municípios do Rio Grande do Sul. Um incremento de 11.962 Cipteas e de 20 municípios em relação a 2024.

“Os dados nos permitem entender as necessidades e desafios da população com autismo no Rio Grande do Sul. Ter essa visualização do panorama é fundamental para a elaboração de políticas públicas assertivas”, disse o secretário em exercício da Sedes, Gustavo Saldanha.

Fonte: https://social.rs.gov.br/