Noticias pelos estados

MARANHÃO: Creaispi e Solar do Outono realizam programações em comemoração ao Dia do Idoso

Dois grandes equipamentos do Governo do Maranhão, coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e que garantem assistência e direitos às pessoas idosas, estão realizando programações em comemoração ao Dia do Idoso.  

Inaugurado em 2022, o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (CREAISPI) oferece acolhimento e atendimento gratuito em diversas especialidades nas áreas da Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos, promovendo bem-estar e qualidade de vida na terceira idade.  

As programações em alusão ao Dia do Idoso, realizadas pelo CREAISPI, iniciaram no dia 14 de setembro com rodas de conversas, palestras e seminários, abordando temas sobre violência na terceira idade, prevenção ao suicídio, conscientização da doença de Alzheimer e o Estatuto da Pessoa Idosa, que em 2023 completa 20 anos.

“O Maranhão é um estado que está em constante avanço na garantia dos direitos das pessoas idosas, e o CREAISPI é prova dessa luta. Nesse momento, a discussão e a reflexão é para que o Estatuto do Idoso seja, de fato, reconhecido e efetivado”, disse Arlete Abreu, diretora do Creaispi.  

Outro equipamento importante do Governo do Maranhão, o Solar do Outono é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) destinado à moradia coletiva de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que não possuem condições de cuidarem de si mesmas ou serem cuidadas pela família, e em situação de vulnerabilidade social, física e financeira.  

Também em comemoração à data, o Solar, que hoje acolhe 40 idosos, tem promovido diversas ações oferecendo momentos de descontração e saídas de rotina com passeios na praia, no circo e almoço especial nas últimas semanas.  

“No mês de outubro, nós teremos agendas não só com os idosos acolhidos no Solar do Outono, mas em todo o estado. Acolher, garantir direitos e políticas públicas eficazes é um compromisso não só para esse mês, mas para o ano inteiro”, afirmou Luiz Carlos Borralho, secretário adjunto de Assistência Social do Maranhão. 

Fonte: https://sedes.ma.gov.br/