O Fonseas defende medidas imediatas e estruturantes que ampliem a proteção social não contributiva, para garantir segurança de renda e sobrevivência, além do acesso à educação.
O que significa o 12 de junho?
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre a situação do trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.
Desde então, a OIT e demais organismos em direitos humanos das infâncias, convocam a sociedade, empregadores e os governos do mundo todo, a se mobilizarem pela erradicação do trabalho infantil.
As/os assistentes sociais lutam por melhores condições de vida para a população e políticas públicas que garantam proteção social e infância para as crianças. O Trabalho Infantil deve ser impedido e denunciado, disque 100!
Confira a campanha de 2023 do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI): “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”.