Noticias pelos estados

Encontro para coordenadores de Cras discutirá orientações técnicas

O II Encontro Estadual para Coordenadores de Centros de Referencia da Assistência Social (Cras) em Alagoas ocorre nesta sexta-feira (9), em Maceió. O evento será no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, de 8h às 17h, e tem como objetivo oferecer orientações técnicas sobre a atuação dos coordenadores do Cras nos 102 municípios alagoanos.

O encontro será coordenado pela Secretaria do Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e contará com a participação de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que passarão orientações acerca das visitas domiciliares realizadas pelos assistentes sociais e demais instrumentos e técnicas necessárias para intervenção do profissional no enfrentamento das demandas dos serviços ofertados pelo Cras.

Em um segundo momento do encontro será abordado o papel do Cras no Programa Criança Feliz, programa desenvolvido pelo MDS, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, além de gestantes.  A execução das ações previstas no Criança Feliz se dará por meio de visitas domiciliares, realizadas por profissionais capacitados, seja de nível médio ou nível superior, com supervisão e referência do Cras de cada município.

Cras

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios por meio de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Atualmente o estado de Alagoas possui 137 Cras distribuídos nos 102 municípios.

 

da Ascom/Seades/Texto:Renata Bello