Dia estadual de Mobilização e Fortalecimento dos Conselhos Tutelares

Em homenagem a um dos principais atores da defesa da infância e adolescência, 06 de fevereiro é marcado como dia estadual de Mobilização e Fortalecimento dos Conselhos Tutelares de Pernambuco. A data, além de representar um momento de luta e reconhecimento dos conselheiros tutelares, é lembrada em memória dos conselheiros Lindenberg Nóbrega de Vasconcelos, José Daniel Farias Monteiro e Carmem Lúcia da Silva, vítimas da tragédia de Poção, no Agreste do Estado, em 2015.

Para a assessora de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Municipais de Direitos, Roseane Maria de Lima, a data representa um momento de homenagem, mobilização e fortalecimento do órgão. “É um dia importante para valorizar os profissionais, que têm um trabalho difícil e árduo, mas ao mesmo tempo é essencial para a proteção diária de crianças e adolescentes”, pontua.

A criação dos Conselho Tutelares está entre os avanços que o Estatuto da Criança e do Adolescente proporcionou. O órgão é responsável por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes sendo estruturas fundamentais no enfrentamento à negligência, à violência física, à violência psicológica, à exploração sexual e a outras formas de violações que vitimam meninas e meninos. Atualmente, Pernambuco abriga 214 Conselhos Tutelares e 1.070  membros atuando na defesa da infância e adolescência.

 

da Ascom/SDSCJ

Comentários no Facebook