Dentistas do interior do País, que atuam em cidades com pouca estrutura e distantes de centros de conhecimento, contam com apoio de um projeto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para obter capacitação e aperfeiçoamento profissional. Trata-se do TV Dental News, programa semanal transmitido ao vivo pela internet e apresentado por professores da instituição, sempre com a presença de convidados de destaque da área.
Além dos dentistas, estudantes e outros profissionais da odontologia também fazem parte do público-alvo do programa, transmitido às segundas-feiras, às 20h. Na próxima segunda-feira (20), o tema do programa será traumatismos dentários, uma das causas mais comuns de procura dos serviços de pronto-atendimento odontológico.
A TV Dental News começou em 2015 e já tem 6,5 mil inscritos. Desde que o projeto foi criado, os programas já foram assistidos por internautas em 111 países. Durante a transmissão, espectadores podem fazer perguntas, interagir com o convidado e tirar dúvidas. Também é possível acessar programas antigos.
“É uma forma de fazer esse conhecimento em odontologia, que vem sendo produzido nas instituições acadêmicas, chegar lá na ponta. Mas ele pode servir tanto para capacitar profissionais quanto para auxiliar estudantes em seu aprendizado”, explica o coordenador do projeto, Rodrigo Richard da Silveira
Para ele, a tecnologia traz inúmeras possibilidades de difundir o conhecimento. “Desenvolver ferramentas de interação com um público cada vez mais habituado ao mundo digital é um dos maiores desafios atuais da docência. As gerações que estão chegando agora à universidade, por exemplo, já nasceram na era da internet. E os novos profissionais que se formam fazem bastante uso de ferramentas tecnológicas”, acrescenta. Ele acredita que há muitas possibilidades de uso da tecnologia que não demandam alto investimento e iniciativas de baixo custo podem gerar resultado positivo.
As transmissões da TV Dental News tiveram grande importância para o trabalho de Dayanne Pedrosa Mesquita, dentista em Vespasiano (MG). “Eu trabalho com cirurgia oral menor, e o programa sobre terapia medicamentosa me ajudou a ver soluções para casos simples e graves. Foi de grande valia para os procedimentos que realizo no consultório.”