O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou, do 28 a 31 de agosto, oficinas e workshops na área da inclusão produtiva urbana e rural nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Carrasco Bonito e Esperantina, na região do Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins.
Na ocasião, além dos cursos da Inclusão Produtiva, acontece a apresentação de projetos para feirantes, agricultores familiares, artesãos, beneficiários do Programa Bolsa Família, associações, cooperativas, e demais interessados.
O gerente do setor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota, disse que o objetivo da reunião é levar à sociedade a matriz do plano de ação, compactuando junto ao público alvo, de acordo com a necessidade de cada região. “Estão sendo apresentados aos municípios do Bico do Papagaio as ações e serviços que serão implantados a partir de fevereiro de 2024 na área de economia solidária e de Inclusão Produtiva, é um planejamento estratégico. A proposta é sistematizar o que a sociedade pleiteia de 2024 a 2027 nessa área; se desejam um centro de qualificação profissional, polo de confecção, apicultura, psicultura, programas de inclusão produtiva, ou ainda o fortalecimento do terceiro setor”, ressaltou.
Os projetos de Inclusão Produtiva articulam ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.
Fonte: http://setas.to.gov.br