Noticias pelos estados

PERNAMBUCO – Combate à pobreza é tema de formação para equipes da Assistência Social

Cerca de 60 profissionais das três secretarias executivas que formam Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) participaram, durante dois dias, do curso “Combate à pobreza: transferência de renda e inclusão produtiva”, ministrado por professores do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, de São Paulo.

O intuito central da formação é estabelecer diretrizes para as políticas estaduais no âmbito da superação da pobreza, tendo as equipes técnicas estaduais a responsabilidade de, futuramente, multiplicar o conhecimento adquirido junto aos trabalhadores municipais da assistência social.

“Começamos com um diagnóstico das vulnerabilidades de Pernambuco, passando por alguns indicadores de pobreza, como o índice Gini. Depois, discutimos a qualidade dos postos de trabalho disponíveis para os mais vulneráveis, mostrando algumas soluções que estão sendo aplicadas em outros países e estados brasileiros”, detalhou a professora Laura Muller Machado.

“O número e a localização de pessoas vulneráveis em Pernambuco, considerando a Região Metropolitana do Recife e o interior, mostram que não há saída que não seja trabalhar para combater a pobreza em todas as regiões. Se você inclui socialmente uma pessoa, ela terá acesso ao trabalho e à renda, portanto, as chances de cair em situação de fome ou vulnerabilidade são mais baixas”, acrescentou a docente.

Com duração total de oito horas, o curso contou, ainda, com exposições e análises dos professores Laura Almeida R. de Abreu e Ricardo Paes de Barros.

“Os professores nos trouxeram um diagnóstico específico de Pernambuco, considerando a evolução tanto de quadros socioeconômicos quanto da pobreza em si. A ideia é que consigamos refletir sobre como estamos e o que podemos fazer para melhorar a situação das pessoas que vivem em vulnerabilidade em nosso Estado”, destacou a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco.

A matriz pedagógica da formação envolveu temas como “Focalização e o Desenho de programas de transferência de renda”, “Disponibilidade e acesso a oportunidades de trabalho e inclusão produtiva no campo”, “Transferência de renda e complementaridade com inclusão produtiva” e “Acolhimento, diagnóstico da pobreza e plano individual para superação da pobreza”.

Fonte: https://www.sas.pe.gov.br/