Visando orientar as cidades tocantinenses quanto ao correto preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo SUAS) 2017, técnicos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) prosseguem até a segunda-feira, 16, capacitando os municípios que estão com dúvidas e ou dificuldades relacionadas ao questionário.
O Censo SUAS é um processo de monitoramento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que coleta dados, por meio de um formulário eletrônico, e armazena todas as informações dos beneficiários dos programas do Governo Federal. A atualização correta dos dados é importante para que o repasse não seja cancelado.
“O Censo SUAS é uma ferramenta de monitoramento de grande importância e o não preenchimento pelo município em tempo hábil produz sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos; porém, nos preocupamos não só com o prazo para o preenchimento, mas com a veracidade das informações”, disse a gerente dos programas de gestão do SUAS, Gildeth Evangelista.
Diana Pereira dos Santos Souza, de Araguatins, pertencente a regional Norte I, disse que sua cidade têm dificuldades por ser uma gestão nova. “Tudo é aprendizado, mas graças às orientações recebidas já sanamos a maioria das dúvidas e tenho certeza que responderemos dentro do prazo”, disse a técnica.
A capacitação atenderá dois técnicos de cada município inscrito, das sete regionais tocantinenses, sendo um responsável pela operacionalização do Sistema e um que possa contribuir no preenchimento do questionário. A capacitação acontece desde a última segunda-feira, 2, no laboratório de informática da Secretaria, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Cronograma
O Censo SUAS segue um cronograma de abertura e de encerramento para cada tipo de questionário, que se iniciou em 11 de setembro, com a liberação dos primeiros questionários para os Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e Centros de Convivência; e encerra com o Período de Retificação, que vai de 4 a 8 de dezembro.
da Ascom/Setas