O Governo de Sergipe iniciou o mês de abril com ações da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) no município de Malhada dos Bois . A região do agreste sergipano foi a segunda a receber a fase 2 do Programa Ciranda Sergipe, que desta vez levou serviços sociais e assistenciais à população do Povoado Cruz da Donzela.
A ação é uma iniciativa intersetorial que conta com a participação de diversas pastas da administração pública, com o intuito de facilitar o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade social a serviços essenciais. Os atendimentos ficaram concentrados na Escola Municipal Santa Maria e nas vias de acesso à unidade de ensino.
“Nossa proposta é chegar a locais mais distantes dos grandes centros. Por meio dos questionários aplicados na primeira fase do ‘Ciranda’, estamos conhecendo as necessidades do povo sergipano e chegando com os serviços socioassistenciais, cidadania, bem-estar e direitos humanos. Em Malhada dos Bois, a Seasic inova ao realizar a ação num espaço acolhedor em que o público assistido é atendido e direcionado ao serviço de acordo com sua necessidade”, explica a secretária Érica Mitidieri.
Ao longo do dia, os malhadenses contaram com os seguintes serviços: carretas da saúde da mulher e do homem com as equipes médica e de assistência da Secretaria de Estado da Saúde (SES); balcão de atendimento da Energisa e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para esclarecimentos sobre a tarifa social para as contas de energia elétrica e água, respectivamente; entrega dos cartões Mais Inclusão – CMais; atualização de informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico); emissão da Carteira nacional de Identidade Nacional (CIN); roda de conversa sobre amamentação; cuidados com a saúde bucal; atualização do cartão de imunização; avaliação antropométrica, contação de história para crianças na primeira infância; oficina de alimentação saudável e segurança alimentar, e desenvolvimento de uma horta comunitária.