Notícias

Seminário lança um novo olhar para avaliar o programa Atitude

No mês em que se comemora cinco anos do Programa Atitude, a Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas (SEPOD) se propõe a avaliar e requalificar o programa sob uma nova perspectiva. Para isso reúne até esta terça-feira (27), no auditório da Fiocruz/PE, especialistas e pesquisadores da área de Políticas Sobre Drogas de todo o Brasil na construção de Um Novo Olhar do Atitude. Participam 150 pessoas, hoje e amanhã, do evento organizado pela Sepod, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob o comando do secretário Isaltino Nascimento.

dsc0104-large-768x510

Quem deu as boas-vindas e agradeceu a participação de todos foi a coordenadora do Programa Atitude, Malu Freire, que convidou os participantes para compor a mesa de abertura. Além da Secretária Executiva de Políticas Sobre Drogas, Márcia Ribeiro, participou da mesa o gerente da Executiva de Assistência Social (SEAS), Joelson Rodrigues, que representou o secretário Isaltino Nascimento no evento. A secretária Márcia Ribeiro avalia de forma positiva as conquistas do Atitude até aqui, destacando a redução de mortes, a construção dos vínculos e a redução do uso de drogas, após a adesão espontânea ao programa. Ela afirmou que, apesar da crise, não vamos retroceder e sim conquistar mais direitos. “O motivo de estarmos hoje aqui é reunir especialistas para avaliarmos e requalificarmos o Programa sob uma nova perspectiva, minimizando as fragilidades que existem”, disse Márcia.

O perfil dos cadastrados no programa, ao longo dos cinco anos, possui as seguintes características: 69% são usuários de crack, 44% ameaçados pelo tráfico, 41% já sofreram tentativa de homicídio. De setembro de 2011 a agosto de 2016, o Atitude realizou ao todo 60.462 atendimentos. Sendo 51.365 atendimentos pelas equipes do Atitude nas Ruas, 6.849 pessoas atendidas nos Centros de Acolhimento e Apoio, 2.126 pessoas atendidas nos Centros de Acolhimento Intensivos e 122 pessoas beneficiadas pelo Aluguel Social.

Com foco em reduzir os riscos e danos individuais, sociais e comunitários, o Atitude tem o objetivo de acolher e garantir proteção integral aos usuários e seus familiares. São disponibilizadas 900 vagas mensais para cada centro, totalizando 3,6 mil vagas por mês. As vagas podem estar todas preenchidas, ou não.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SDSCJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *