Até a próxima quinta-feira (2), a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, e dos Direitos Humanos (Seidh) realiza o treinamento das novas equipes dos municípios sergipanos para a operação do Sistema de Cofinanciamento Estadual (Siscofe). Técnicos e gestores dos 75 municípios sergipanos estão conhecendo melhor o sistema e tirando dúvidas com as equipes da Coordenadoria de Inclusão e Assistência Social e da Gerência de Prestação de Contas da Seidh.
Segundo Thiago Garcez, gerente de prestação de contas da Seidh, o Siscofe é um sistema que gerencia o desenvolvimento da política de cofinanciamento estadual. O programa possibilita a gestores e técnicos o acesso aos subsídios que servirão para a prestação de contas dos repasses financeiros, além do gerenciamento online – por exemplo – de itens como o Plano de Ação e o Plano de Trabalho, bem como o acompanhamento dos cronogramas de desembolso e aplicação dos recursos financeiros. “Todo o sistema implica em uma maior transparência nas ações e deve ser conhecido a fundo pelos operadores, para que o processo aconteça da melhor forma possível”, diz Thiago.
Para a coordenadora de Inclusão e Assistência Social da Seidh, Kátia Ferreira, além de capacitar, o treinamento busca instigar os municípios a manter devidamente alimentado o sistema de cofinanciamento estadual. Para ela, o Siscofe oferece facilidade aos gestores. “Com um sistema online, não se faz mais necessária a apresentação de documentos físicos para realizar a prestação de contas. Quando os dados são colocados no sistema, automaticamente, o Estado terá o conhecimento do uso do repasse de recursos, tanto do Fundo Estadual quanto dos Fundos Municipais, tornando possível o acompanhamento”, explica.
No primeiro dia [23 de janeiro], o treinamento foi realizado com os representantes dos municípios de Aquidabã, Cumbe, Feira Nova e Graccho Cardoso, das 08h às 10h. Das 11h às 13h, foram atendidos os municípios de Itabi, Nossa Senhora das Dores, São Miguel do Aleixo e Siriri. Nesta quarta e quinta-feira, 01 e 02, serão treinadas as equipes dos municípios do Centro Sul e Agreste sergipano: Poço Verde, Lagarto, Tobias Barreto, Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo e Itabaiana; e Macambira, Malhador, Moita Bonita, N. Sra. Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis e São Domingos, respectivamente.
Para a secretária de Assistência Social do município de Aquidabã, Nívia Nascimento, o treinamento foi importante para o esclarecimento de dúvidas acerca do sistema, já que vem assumindo a pasta após o encerramento da gestão anterior. “Foi bastante necessário, pois esclareci dúvidas, a exemplo de como fazer a reprogramação do uso das despesas, a fim de prestar contas do exercício anterior. Então, com todo esse embasamento passado no treinamento, prestamos contas de forma eficiente e correta, já que sabemos dos entraves que cercam as mudanças de gestão”, analisa Nívia.
do Ascom SEIDH