Com mais de 600 participantes, entre gestores e técnicos das Prefeituras dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi aberto nesta quinta-feira, dia 14, o Encontro Regional do CONGEMAS – Sul, em Foz do Iguaçu (PR), para debater o Plano Decenal do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Na Mesa de Abertura, estavam presentes a secretária Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), Ieda Castro, o presidente do CONGEMAS, José Rodrigues e, representando o Fórum Nacional de Secretários (as) de Assistência Social (FONSEAS), o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Miki Breier.
Papel dos estados
O secretário Miki Breier mencionou a importância do Plano Decenal 2005/2015 para a estruturação do SUAS, para falar da importância do planejamento que está sendo construído agora para o período de 2016/2026. Ele destacou, também, o papel do estado no SUAS, citando as prioridades entre suas responsabilidades – o cofinanciamento da Proteção Social Básica, a Regionalização da Proteção Social Especial e a capacitação e assessoramento técnico – mas defendeu que os estados devem ir além e ter também um viés político: “a questão da reforma tributária no País, de forma a garantir mais recursos para os municípios, deve ser defendida”, opinou o secretário. Miki Breier afirmou também que, em seu entendimento, há técnicos “analfabetos em política” e políticos “analfabetos em Assistência Social” e que é preciso incluir na pauta dos políticos a Assistência Social como prioridade, assim como o são a Educação e a Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Fonseas