Na próxima quarta-feira (28), o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, assina a ordem de serviço para a execução de 237 cisternas de placas de consumo humano, capazes de armazenar 16 mil litros de água da chuva, no município de Senhor do Bonfim, localizado no centro-norte da Bahia a 375 km de Salvador. A cerimônia será realizada na Câmara Municipal do município, situada no Parque da Cidade.
Com investimento total de R$ 657.632,34 reais, a construção se dará através da entidade executora Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (CACTUS). “Com água armazenada em quantidade e qualidade, as cisternas mudam a vida das famílias que convivem todos os dias com a seca, garantindo assim, o acesso ao bem natural mais precioso da vida, a água”, disse o secretário.
O programa cisternas, também chamado de tecnologias sociais, capacita e forma os agricultores familiares para a gestão da água, além de mobilizar e sensibilizar esse público com conhecimentos referentes à convivência com o semiárido. O benefício atende famílias cadastradas no CadÚnico, localizadas na zona rural, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que não dispõe de fonte de água ou meio suficientemente adequado para armazená-la e para o suprimento de suas necessidades.
da Ascom/SJDHDS