Cerca de 100 técnicos e profissionais da rede socioassistencial de Curitiba e Região Metropolitana participam, na manhã desta terça-feira (14), de um encontro que acontece no auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. São equipes que trabalham nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e unidades que oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em 27 municípios atendidos pela regional.
Esta é a sexta edição do Encontro das Equipes Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promovido pelo escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Curitiba.
A chefe da regional, Leslie Canestraro Skroch, explica que o objetivo do encontro é fortalecer os serviço prestados nos municípios. O evento faz parte de um calendário contínuo de qualificação e formação profissional das equipes de trabalho. “A qualidade dos serviços prestados na assistência social no Paraná é resultado do investimento contante da Secretaria da Família em programas de aperfeiçoamento profissional dos servidores”, afirma Leslie.
PROGRAMAÇÃO – Pela manhã, acontece uma aula expositiva, com o tema “Relação do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, ministrado pelo assistente social, consultor e assessor em Política Públicas, Uilson José Gonçalves Araújo. À tarde, os servidores participarão das oficinas Estratégias e Metodologias para Organização do SCFV.
INVESTIMENTOS – Os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba receberão investimentos de R$ 45 milhões em 2017 para ampliar o atendimento social às famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. O investimento foi anunciado pela secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, em fevereiro.
São recursos para a construção de três Centros de Referência de Assistência Social; para o atendimento de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, moradores de rua, vítimas de violências, além de repasses diretos para fortalecer a política de assistência social nas cidades. Parte do valor será destinada às ações do programa Família Paranaense, como o complemento de renda estadual que é transferido às famílias mensalmente.
ATIVIDADES – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos complementa o trabalho social feito com as famílias. São atividades que promovem e ampliam trocas de vivências individuais e coletivas, na família e no território das famílias atendidas. Esse serviço é considerado estratégico na prevenção e no enfrentamento das situações de vulnerabilidade social. Podem ser ofertado nos Cras, Creas ou na rede sociassistencial do município.
do site da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social