A secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral encontra-se em Lima, capital do Peru, onde participará nesta terça-feira, 23 e quarta-feira, 24 das discussões no evento: Os mercados de Diálogo organizados pela Divisão de Mercados de Trabalho e Previdência Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A gestora da Pasta está naquele País a convite do BID e do Governo peruano, sem ônus para o Estado do Tocantins.
Patrícia do Amaral antecipa que o evento é um momento ímpar para tratar da política de emprego na América Latina, bem como, um espaço de troca de experiências entre gestores e secretários de Trabalho do país. “As palestras nos ajudarão a fazer uma análise do mercado de trabalho como um todo, onde serão apresentadas práticas bem-sucedias no combate ao desemprego”, afirma.
A secretária informa que o BID fez um levantamento junto a todas as Secretarias de Trabalho do Brasil, e por meio de um mapeamento foi possível indentificar as principais dificuldades que os brasileiros têm para conseguir ou manter-se no emprego nos últimos anos. A falta de oferta de vagas pelas empresas também foi outro problema observado pelo BID.
“Quais são as estratégias? Como ajudar os jovens que estão chegando à busca do primeiro emprego? Essas perguntas serão respondidas, e quem sabe por meio delas, encontraremos ferramentas para o combate ao desemprego”, reforça. Qualificação A necessidade de Qualificação é consenso entre os demais secretários de Trabalho, através dela a pessoa garantirá sua permanência na vaga intermediada. em muitos casos elas não correspondem tecnicamente ao que exigem e é onde o desafio inicia”, finaliza.
da Ascom/Setas