Noticias pelos estados

Seass promove oficina de combate ao trabalho infantil

Profissionais da assistência social, saúde e educação participaram na manhã da terça-feira (27) da oficina Pedra, Papel e Tesoura, projeto idealizado pelo Canal Futura que traz materiais lúdicos e pedagógicos voltados ao combate do trabalho infantil. A ação, promovida em conjunto com a Secretaria Executiva de Assistência Social (Seass), órgão que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), contou com a presença de 20 municípios pernambucanos. A ideia é que toda a rede de proteção utilize a metodologia e os resultados do workshop como ferramenta de serviço social para o combate ao crime.

O projeto disponibiliza aos profissionais um kit com material informativo composto por uma cartilha pedagógica com textos de referência sobre a temática e sugestões de atividades,  um gibi com histórias em quadrinhos, 12 spots de rádio com perguntas e respostas sobre trabalho infantil e seis animações produzidas com desenhos dos alunos envolvidos no projeto. Todo o material está disponível no site do Canal Futura (www.futura.org.br) e no Youtube e pode ser distribuído em escolas e organizações sociais no país.

“A ideia é que a gente possa vivenciar o projeto como uma possibilidade e um recurso pedagógico onde os municípios possam fortalecer e incentivar os trabalho que eles já desenvolvem diariamente na prevenção e no combate ao trabalho infantil. Durante a oficina, vamos pensar coletivamente nas estratégias de atuação”, pontua a mobilizadora do Canal Futura, Cinthia Sarinho. Esta é a primeira etapa do projeto, idealizado em 2015, e abrangeu os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. A segunda parte acontecerá na região Sudeste.

Para o coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Leônidas Leal, o projeto poderá ser aplicado tanto aos profissionais que vão atuar quanto também aos usuários que são atendidos e suas famílias. “O PETI é o motor desses municípios para a conscientização e mobilização dos gestores e da sociedade. Nossa papel como secretaria é fortalecer as equipes municipais no dia a dia do trabalho infantil. É a primeira vez que acontece essa parceria entre a Seass e o Canal Futura, e vamos reproduzir essa ação com outras cidades que não participam hoje desta ação”, afirma.

De acordo com a gestora de proteção social especial de média complexidade, Lioniza Santos, atualmente em Pernambuco 68 cidades recebem o recurso federal para desenvolver ações estratégicas do PETI (AEPETI). “Houve um redesenho do programa e os locais foram filtrados por terem alta incidência de casos, segundo diagnósticos feitos IBGE. Mas todos os municípios recebem um incentivo para o enfrentamento do trabalho infantil”, destaca. As ações estratégicas são estruturadas em cinco eixos: informação e mobilização, identificação, proteção, defesa e responsabilização.

da Ascom/SDSCJ