Promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (Conseas) e com apoio do Governo do Estado, a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social reúne cerca de 2 mil pessoas em Sumaré, no Centro de Eventos Estância Árvore da Vida. Durante três dias, cerca de 900 delegados e mais de 1000 outros participantes discutirão propostas a serem apresentadas na Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada, no início de dezembro, em Brasília.
“Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Durante a conferência serão discutidos cinco eixos: Financiamento, Controle Social, Articulação entre segmentos, Serviços, programas e projetos, Benefícios e transferência de renda.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, participou da abertura da conferência e defendeu a valorização dos profissionais da assistência social e a PEC que destina 1% do orçamento da União para o SUAS.
“O SUAS atende as pessoas que mais precisam, que estão na ponta. Precisamos também valorizar, reconhecer e cuidar de quem cuida”, afirmou.
O secretário relembrou que os profissionais do SUAS trabalharam exaustivamente quando ocorreu a tragédia no litoral norte, especialmente em São Sebastião, em fevereiro deste ano, e ficaram esgotados.