O fortalecimento da política estadual de combate à violência contra a mulher em Rondônia esteve em pauta na última quinta-feira (17), durante reunião da secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, Luana Rocha, com o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO, Álvaro Calix Ferro. O Judiciário é um dos parceiros do programa Mulher Protegida, criado pelo Governo do Estado, por meio da Seas, visando o atendimento às mulheres e meninas vítimas de violência doméstica e familiar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com medida protetiva de urgência vigente. O desembargador responde pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no TJRO.
Com base no programa, as mulheres vítimas de violência recebem auxílio financeiro de R$ 400 durante seis meses, assistência e acompanhamento psicossocial pela equipe técnica de Referência do município partícipe e são inscritas em cursos de capacitação ou aperfeiçoamento profissional.
Para a secretária da Seas, “estamos atuando com diversas frentes de trabalho para combater a violência doméstica contra a mulher em Rondônia, inclusive expandido o debate às escolas para que essa temática seja abordada a partir das séries iniciais e no futuro tenhamos uma sociedade mais fraterna”, enfatizou.
O desembargador estava acompanhado da equipe técnica, formada pela assistente jurídica Ana Paula Marques, a assistente social Valdênia Guimarães e a psicóloga Aline Rodrigues. Ambos reafirmaram o compromisso do Executivo e Judiciário unirem esforços nas estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher. Na oportunidade foram debatidos também projetos que são executados pelo Judiciário rondoniense.
Fonte: https://rondonia.ro.gov.br/