Foi realizada, a primeira oficina de orientação: “Efetivação das demandas eleitas na consulta popular 2023/2024 da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)”. O encontro, que ocorreu no auditório da Famurs, em Porto Alegre, teve o objetivo de auxiliar os municípios que tiveram propostas eleitas na área do Desenvolvimento Social para elaboração do plano de trabalho, que será analisado pelo Governo do Estado.
“Acredito muito no instrumento da Consulta Popular, que ouve a comunidade e transforma a realidade dos municípios e a vida das pessoas. Temos um grande trabalho pela frente e será com a mobilização da nossa comunidade, dos Coredes e com a participação dos municípios que vamos vencer essa tarefa e fazer com que nosso estado promova a dignidade e o desenvolvimento”, afirmou o titular da Sedes, Beto Fantinel, durante a abertura da oficina.
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) oferece apoio técnico aos COREDES durante a Consulta Popular e irá receber as propostas eleitas em todas as áreas.
“A Consulta Popular é um instrumento que faz com que os recursos cheguem às necessidades dos municípios. Precisamos destravar as questões burocráticas para seguir com ainda mais credibilidade no processo”, afirmou o secretário adjunto da SPGG, Bruno Silveira. “Workshops como este, que trazem a participação das nossas equipes, ajudam os municípios a concretizarem os projetos, e gostaria de lembrar que estamos à disposição para atender qualquer necessidade neste sentido”, concluiu.
O objetivo da oficina foi capacitar as equipes técnicas dos municípios para a elaboração dos projetos que devem ser enviados até o dia 16 de fevereiro pelo portal da Consulta.
“Seria muito importante para todos nós que esses recursos realmente cheguem na ponta. É um anseio muito grande para que, após a Consulta, todos possam receber esses valores, que vão beneficiar nossas comunidades”, comentou o Superintende da Famurs, Paulinho Salbego.
O presidente da Associação dos Coredes, Idioney Vieira, destacou que o encontro “só vai nos aproximar mais e, assim, vamos fazer a construção daquilo que nós queremos, que é melhorar a vida das pessoas”.
A programação do encontro também contou com uma série de palestras, como a mesa “Políticas, Programas e Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social”, em que diretores da Sedes apresentaram as ações desenvolvidas pela pasta, além de oficinas sobre o monitoramento de processos, documentações e produção do plano de trabalho.
Consulta Popular
Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como mecanismo participativo pelo qual a população ajuda a definir onde parte do orçamento anual será investido. Em 2023, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Coredes.
Fonte: https://social.rs.gov.br/